Resenha: A Escola do bem e do mal Soman Chainani

12:23



Título: A Escola do Bem e do Mal
Série: A Escola do Bem e do Mal
1- A Escola do Bem e do Mal (2014)
2- Um Mundo Sem Príncipes (2015) - Resenha em breve!
3- The Last Ever After (2015 US)
Autor: Soman Chainani
Editora: Gutenberg
Páginas: 352
Comprar: Saraiva



Sinopse: No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias.
Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são.


A Trama: Sophie era a única garota do vilarejo que não temia a visita do Diretor da Escola. Ela sempre sonhou ir para a Escola do Bem, em sua concepção, ela era a perfeita candidata para ser uma princesa dos contos de fada, ao contrario de Agatha, sua amiga, que sempre foi taxada como bruxa, apenas por sua aparência. As duas foram levadas juntas para a Escola do Bem e do Mal, e diferente do que ambas esperavam Sophie está na Escola do Mal e Agatha na Escola do Bem.

Pontos Positivos:
 Eu ganhei esse livro de um amigo que está fazendo intercambio em NY ano passado. Ele me mandou de presente de aniversario (super atrasado né querido), mas o que importa a intenção. Primeiramente eu não dei muito pelo livro, sinceramente pensei que fosse algo como Ever After High, mas eu acabei me surpreendendo.
O que eu mais gostei foi notar que a linha que dividia o bem e o mal era muito tênue. Eu poderia te dizer que a unica diferença é a aparência. O "bem" é tão injusto, mesquinho e cruel quanto o "mal". Achei legal o autor mostrar algo menos clichê em questão a isto. Os cenários do livro são maravilhosos, eu amei o castelo da Escola, eu não tenho certeza se a versão em português conta com isto, mas o livro em inglês vêm com um mapa e ilustrações lindas, como um livro de conto de fadas mesmo.

Pontos Negativos: Chegou uma parte do livro que eu fiquei pensando... Certo o que esse cara esta fazendo? Dava a impressão de que ele apenas estava tentando colocar mais paginas no livro e a leitura ficava um pouco cansativa e a trama confusa. Os personagens também eram um pouco... Volúveis. Eu não conseguia compreende-los muito bem, não posso confirmar se era essa a intenção do autor, mas me incomodou um pouco.

As Protagonistas: Sophie é uma personagem interessante, eu prefiro personagens assim, um pouco difíceis de amar, mas ao decorrer do livro ela mudou bastante. Já a Agatha me decepcionou um pouco, no começo eu gostava dela, gostava da forma que ela não se importava com a visão que tinhão dela, mas depois ela virou uma garota complexada, mas são boas personagens. 

Personagens Secundários: Os personagens secundários não são tão bem desenvolvidos neste livro. O autor se focou mais nas personagens principais, e acredito que tenha sido melhor assim. Mas eu preciso dizer que os alunos do mal arrasam, eles são personagens mais profundos e reais, enquanto os alunos do bem são chatos demais, com todo aquele "felizes para sempre" que eles acreditam merecer (rsrs), mas isto é uma questão de opinião, é claro. Eu tenho uma tendência a gostar dos personagens malvados.


Capa, Escrita e Diagramação: Quando eu abri a caixa dos correios e vi a capa deste livro, eu sinceramente gritei. A capa é linda, eu dei uma olhada na versão brasileira, e também está magnifica! A diagramação é perfeita, com as ilustrações e os mapas. A escrita é razoável, tenho que admitir, como eu disse anteriormente no decorrer do livro a estoria fica um pouco maçante e as cenas são longas e com pouca ação.

Conclusão: A escola do bem e do mal tem seus altos e baixos. É uma leitura divertida, apesar de longa. É o tipo de livro que causa reações no leitor, o que eu acho valido. Ele termina de uma forma que não é necessário continuação, mas o segundo livro: Um Mundo Sem Príncipes, não me decepcionou, em breve farei uma resenha.


                                                       Nota: 7,5

Você também vai gostar!

2 comentários

  1. A primeira coisa que chamou a minha atenção foram essas capas lindas! Depois de ler a sua resenha acho que seria uma leitura que me agradaria sim. Achei legal a abordagem entre o bem e o mal como algo muito próximo. Fiquei curiosa :D Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar sobre esses livros, mas nunca tive interesse de lê-los. Agora tenho mais do que motivos para ler *--*
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir